páginas

18 de jan. de 2014

O Que Diabos É "Julie E Os Fantasmas", E Por Que Precisaria De Mais Episódios (E/Ou Temporadas)?

Alô, galera. Há meros dias tomei conhecimento de uma pequena série conhecida pelo nome de Julie e os Fantasmas. Se vocês não conhecem, pensem por um momento. Façam presunções. Julie e os Fantasmas. Sei lá vocês, mas só pelo nome já me parecia promissora. Mais informações: uma série tween (público-alvo provavelmente o mesmo de Rebelde, As Visões de Raven, etc). Uma série brasileira. Uma série envolvendo rock dos anos 80.

Parece genial? É porque é.
Foi suficiente pra mim. Eu assisti todos os 26 episódios em 24 horas (e podia ter sido ainda muito mais rápido).

Julie e os Fantasmas tem suas óbvias limitações de série tween. A atuação não é do mesmo nível de uma minissérie aclamada da HBO. O roteiro é ocasionalmente raso, ocasionalmente bobo. Alguns erros de lógica/ciência, algumas inconsistências, mas no fim das contasquem liga? Julie e os Fantasmas transcende todos os defeitos e merece mais do que teve.

Julie e os Fantasmas é tão importante. Vamos por partes.



1) A Julie

A nossa protagonista tem várias características clássicas (quiçá clichê, se vocês querem ser chatos) de protagonista tween/YA. Ela é uma Menina Normal, tem uma amiga também Menina Normal, não gosta da Menina Popular Malvada, tá a fim do Menino Popular Gente Fina. Fórmulas básicas e tal. Mas a Julie tem seus momentos chatos, mesquinhos, emburradose isso é muito bom. Assim ela passa do ponto self-insert pra simplesmente uma personagem relacionável. A paixão dela por música (até onde a gente sabe, ela aprendeu violão sozinha!) dá personalidade, energia, motivação à personagem.

E ei, ela é indubitavelmente a principal, sem quem a banda dos fantasmas não seria coisa alguma. Três meninos que dependem dela totalmente pro sonho deles, e que nunca perdem a oportunidade de expressar o quão incrível ela é (Daniel à parte enquanto faz brincadeiras, mas... todo mundo, mesmo na narrativa, sabe que é fachada). Oi, estamos ouvindo direito? Sim, isso é o som de representação boa. Meninas em todo o Brasil e América Latina (até Itália!) olhando pra Julie como modelo de vida! Querendo aprender violão pra ser que nem ela! Oh yeah!


2) Os Fantasmas

Vocês conseguem pensar em algo mais descolado que uma série com fantasmas dos anos 80? Eu não consigo. Essa parte é menos, tipo, importante¸ mas nossa, é tão divertida. Minha infância teria sido tão, mas tão, mas tão mais maneira se eu tivesse visto uma série sobre fantasmas dos anos 80. Crianças merecem infâncias maneiras. Eu assisti essa série com 18 anos, ok. Eu não sou exatamente a demográfica pretendida. E ainda assim isso me cativou pra caramba. Analisem e admitam que esse tipo de coisa deve ser incentivada.


3) O Brasil

Ó Julie amada, idolatrada, salve, salve!
O quão menos esnobe eu teria sido sobre "coisas brasileiras são sempre mais chatas e mal feitas" se tivesse algo assim passando na TV. O quão orgulhosa eu seria pela produção criativa na minha terra mãe se essa série fosse só umazinha num mar de maravilhas nacionais. E, sabe, eu ando me impressionando bastante com as produções nacionais ultimamente (porque ando prestando mais atenção), mas o que sei é que não tem como ter um excesso de coisas à la Julie e os Fantasmas. Eu quero mais. Eu quero tudo que tiverem pra me dar.

Agora, certo, série descolada, tudo bem, mas por que a história continuaria? Por que não dá pra apreciar o que já tem e ser feliz assim? Tudo acaba um dia, né? Errado. Eis:


1) A Narrativa

Tem tanta coisa que dá pra explorar ainda. A Julie é super nova e os fantasmas tão na vida dela há relativamente pouco tempo. A audiência pode ver tanto ainda de como os relacionamentos vão mudando, evoluindo, progredindo (ahem, Juliel...?). A Julie tem muito pra amadurecer e mesmo pensando numa maneira bem episódica, Ensino Médio tem como dar muita historinha pra cada semana (dia? Não sei como era a agenda de exibição). O que a Julie vai fazer no Vestibular, se é que ela faria? Ela se mudaria pra faculdade? Os fantasmas iriam atrás? O Nicolas continuaria por aí? A Talita algum dia se redimiria? E o Pedrinho e a prima do Patrick? E a Bia e o Valtinho? E os sentimentos que a Julie e do Daniel canonicamente têm um pelo outro?

Tudo bem que uma série pode terminar com várias perguntas não respondidas e até algumas novas sendo postas. Mas essa mal teve sua chance pra brilhar, então as perguntas em vez de serem uma satisfação pós-sinfonia são um silêncio esmagador. Toquem um bis pra gente, vai.


2) O Potencial

Dificilmente Julie e os Fantasmas vai ser Rebelde ou Malhação (pelo menos do jeito que tá). Com o marketing medíocre, a série não tem muita chance de virar um fenômeno gigantesco. Mas tá tudo certo, gente. Ainda dá pra ser uma febrezinha. Já pela premissa tem CD a venda ao final de cada temporada só com as músicas originais. Caderno, estojo, mochila, instrumentos musicais com a estampa Julie e os Fantasmas venderiam tão bem se a série pegasse mais, nossa. Cada vídeo de episódio no YouTube tem várias dezenas de milhares de visualizações (o episódio final tem quase 200 mil). Cada uma delas representa alguém com interesse na série, mas essa estatística ainda é conservadora tem tanta criança que não sabe mexer na Internet direito, tanta gente de toda idade que amaria ver mas não faz a menor ideia que exista pra começo de história. Olha o poder de compra, marketeiros. Olha a base de fãs e toma notas. Eu quero muito viver num mundo onde tem merchandise da Julie pelo Brasil inteiro, sério, e eu não sou a única. Nada vai segurar quem sabe aonde quer chegar, hein.



3) A Programação

Pra terminar, eu tenho que fazer as perguntas. Elas tão me matando por dentro. Ok. Lá vai. Tem algo melhor que Julie e os Fantasmas passando? Tem algo que supere essa obra-prima, algo que precise tanto tomar o lugar na agenda da televisão brasileira? Algo que prenda mais audiência, que crie mais burburinho pela América Latina inteira mesmo com total descaso de propaganda em alta escala? Admito que não sou expert em séries tweens atuais na Nickelodeon ou Band, mas é difícil acreditar que a resposta a essas perguntas seja sim. Trinta minutos da programação dedicados a Julie e os Fantasmas. Trinta. É só isso que o povo quer. É só isso que o povo pede.

Fala sério.


Sei que muitos e muitas de vocês não sabem nem do que eu tô falando direito. Tudo bem. Se der vontade de ver tá disponível no Netflix ou YouTube, é super rápida de assistir e sei que vocês tão de bobeira. E pra quem sabe, eu compartilho a frustração. Só nos resta esperar que algum dia a justiça seja feita e o mundo nos propicie uma segunda temporada desse magnum opus da televisão nacional. Até lá, boa sorte e deixa a música te levar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário